CULTURA DIGITAL

Cursistas: Cinthia Maria Zocoli Campioni
                 Jane Olivia Doin Paz de Oliveira
                 Janice Massignam

PLAC 2 - Ampliando repertórios sobre experiências de aprendizagem em rede

Nosso grupo reduziu-se a 3 pessoas, 1 professora de ciências e biologia (sala de aula), 1 gestora e 1 integrante do NTE, então nossa prática pedagógica limita-se a disciplina de biologia, mas com a interferência positiva de todas as integrantes.
A EEB Mater Dolorum possui uma sala denominada Laboratório de Ciências (usada nas disciplinas de ciências, biologia e esporadicamente em química e física), nela ocorrem a grande maioria das aulas de ciências e biologia e os alunos estão habituados a se deslocar até lá no horário estipulado; neste a disposição dos alunos é feita com mesas grandes em circulo, diferente das salas normais, nele há uma bancada com pia para as práticas. Este laboratório, antes de iniciarmos o curso era a sala de aula com alguns recursos: uma televisão acoplada a um microscópio (a imagem do microscópio é projetada na TV através de um cabo especial), cartazes com imagens ampliadas.
Ao iniciarmos o curso e entendermos que as TDICs são ferramentas que podem (e devem) ser utilizadas como recursos na processo ensino-aprendizagem, começamos a nos articular para ampliar as possibilidades de tecnologias no Laboratório de Ciências.
Hoje está equipado com 2 computadores (esse número pode aumentar) ligados a internet e, pode ainda vir a ter a lousa digital quando se conseguir um notebook e um data show, pois o projetor pro - info foi roubado.
Para tanto nos empenhamos e nos dedicamos com determinação e esforço, desafiando todo o contexto escolar para conseguir apoio. Os alunos foram conquistados na confiança de melhoras ajudaram em todos os sentidos, arrumando várias vezes a sala, mudando armários, mesas, bancos, trouxemos materiais do almoxarifado: TV antiga (que não conseguimos usar), vídeo cassete, aparelhos de som e tudo o que imaginamos que poderia surtir bom resultado, mas que infelizmente se tornaram inviáveis. A proposta era sair do normal, do comum, do tradicional para que o Novo viesse nos fazer mais feliz.
Assim este fato demonstra o início da organização com as tecnologias digitais, pois criamos um ambiente para melhorar as aulas, conseguimos a ampliação de pesquisas, a visualização de conteúdos tornando-os mais atrativos e dinâmicos, bem como uma maior e melhor participação dos alunos que passam a ser parceiros, investigadores, colaboradores, valorizados e realizados com o uso na escola e no laboratório de uma ferramenta tão comum em suas vidas e como eles dizem: “tudo que possui tecnologia é mais legal e atrativo”.
Nesse contexto pode ser realizada uma atividade, envolvendo as TDICs, o Estudo do Citoplasma, com as turmas de 1ª série do Ensino Médio, os alunos por turma foram divididos em 8 grupos e cada um investigou/pesquisou, estudou e explicou/apresentou uma organela citoplasmática e conseguiram relacioná-las com doenças e situações corriqueiras, do dia a dia. A apresentação foi através de slides produzidos pelos alunos que expuseram os resultados obtidos. Puderam com a presença das TDICs no laboratório pesquisar, aprender e apresentar as produções midiáticas sem ter que depender da sala específica de tecnologia, que não lhes (nos) dá o suporte esperado.
Prazerosamente e até com certo orgulho percebemos a alegria dessa conquista simples nos educandos, que valorizam o esforço realizado por eles e para eles. Deparamo-nos com situações inusitadas, vimos alunos portadores de certas ‘limitações’, com laudos médicos atestando suas incapacidades, se destacando no uso das TDICS, montando e desmontando estruturas tecnológicas, produzindo slides com tanta destreza e qualidade que deixavam os “normais” em desvantagem. Também a questão de comportamento é aqui colocada em cheque, uma vez que os alunos sentam muito próximos uns dos outros no Laboratório de Ciências, a tendência é que conversem mais, mas com a presença e uso dos computadores ocorre um equilíbrio maior e o barulho diminui, demonstrando que o interesse pelo ensino aumenta. Tivemos surpresas gratificantes quando possibilitamos a execução e apresentação dos slides: alunos considerados com aprendizagem mediana demonstraram facilidade em expor o conteúdo relacionando-o com fatos corriqueiros de seu cotidiano.
Também conversamos francamente com os alunos e pedimos que relatassem suas opiniões sobre essa situação inusitada e ouvimos deles que acham muito bom ter mais mídias em sala e que a autonomia que acontece no laboratório de ciências deveria ocorrer em todas as salas de aula, pois a presença dos computadores quebraria paradigmas e mitos de que a internet e as TDICS deixam o aluno mais irresponsável e inculto e que demonstraria que são capazes de administrar suas próprias aquisições de conhecimento e aprendizagem. Comentaram sobre a superação que todos os educandos vão ter que buscar para acompanhar as aulas e as turmas e que os estudos poderiam ser feitos em ambientes virtuais como a plataforma que usamos no Curso Cultura Digitais. Fica claro aqui que os jovens querem mudanças e melhorias e precisam que a escola responda seus anseios tecnológicos para ter mais qualidade na educação.
Quando ocorrem mudanças envolvendo as TDiCs na escola tudo se torna melhor, leva-se pra dentro dela (a escola) o mundo real vivenciado pelos educandos. A comunidade escolar valoriza as melhorias e mudanças na escola, temos apoio da Direção e Gerência que disponibiliza recursos para implantar mídias na escola. Os pais e famílias dos alunos observam a melhora com simpatia por constatarem o maior interesse e aprendizagem. Os colegas professores, no geral relutam, criticam e são durões para aceitar o desafio, mas não conseguem argumentar contra quando percebem a situação melhorando. Como professoras diretamente envolvida, vimos que os alunos passaram a se orgulhar, a gostar mais do nosso trabalho, pois desde o começo deste Curso de Cultura Digital vinhamos firmando parceria com os alunos, contando nossos progressos, pedindo ajuda, incentivando-os a preencher o questionário usado no PLAC 1, buscando sugestões para implantar o uso real das TDICs, fazendo-os participar direta e indiretamente; depois dessas conquistas e aplicação real das Tecnologias no Laboratório de Ciências tudo melhorou ainda mais, aumentamos reciprocamente a credibilidade, tolerância e respeito pelas especificidades.




PLAC 1 - Retrato da Escola na Cultura digital 

A E.E.B. Mater Dolorum é uma Escola Estadual da 7ª GERED/SDR, localiza-se no Município de Capinzal e procura realizar uma Gestão em parceria com as Entidades Democráticas Escolares (Conselho Escolar, Associação de Pais e Professores e Grêmio Estudantil), bem como com o corpo Docente e Discente.
A Unidade Escolar possui tecnologias provenientes da SED/MEC e adquiridas com recursos administrados pela Gestão. Com isso supre uma parcela do que a demanda escolar necessita, pois, todavia observa-se que não são suficientes para atender a procura dos atores da escola. Além disso, em questionário aplicado aos professores, foi apontado fatores para fortalecer o processo das TDIC na escola são: renovar os equipamentos digitais e preparar os professores para utilizar de modo adequado as TDIC na escola.
A construção deste documento baseou-se nas respostas dos atores que participaram dos questionários; estes foram aplicados a alunos, professores e gestores da EEB Mater Dolorum em outubro de 2014 para o curso de Especialização na Cultura Digital e aconteceu de maneira orientada pelas cursistas. Para os 483 alunos a aplicação do questionário foi realizada na STE da Escola, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Para os professores disponibilizou-se um link nos computadores da sala dos Professores; e para os gestores o link foi apresentando em pen drive em seus computadores de trabalho.
Durante a aplicação do questionário os participantes tiveram a liberdade de expressar suas ideias e seus conhecimentos em relação à cultura digital.
Foram aplicadas questões de múltipla escolha objetivas e descritivas com itens que mais se aproximaram de sua realidade.

Os professores questionados estão em média 5 anos ou mais na Educação e atuam na Escola na mesma média e, 38% atuam somente na escola, 46% possui especialização completa e 23% cursando e 15% tem graduação completa e 15% esta cursando a graduação.
A Escola possui no Ensino Fundamental (EF) o 3º, 5º, 6º, 7º e 8º anos, no Ensino Médio 1º, 2º e 3º anos e no Magistério com os 4 anos (1º, 2º, 3º e 4º anos). No período matutino atende mais o EM onde se concentra o maior número de alunos e professores.
Todos os professores e gestores possuem computador em casa, mas, 80% dos alunos tem acesso a esta tecnologia em casa.
Quando questionados sobre o celular constatou-se que 25% dos professores e 7% dos alunos não o possuem, os que tem celular utilizam-no para além de sua funcionalidade principal (fazer e receber ligações), para: receber e enviar e-mail e mensagens, tirar fotos e fazer vídeos, jogar (para os alunos o percentual mais alto) e acessam a internet por meio dele.
Um número considerado de professores (54%) e alunos (67%) são a favor do uso do celular na escola, mas colocam alguma ressalva, tais como: deve ser utilizado pedagogicamente, com bom senso, “com dosagem e para atividades específicas”.
Os professores do EM possuem Tablet Educacional (fornecido pela NTE/GERED/SED/MEC), alguns possuem tablet pessoal e 31% não possui.
Muitos professores registram alguma atividade que realizam com os alunos através de fotos, vídeos, textos ou outra forma de registro; porém o mesmo questionamento feito aos alunos relata que não: os professores não fazem registros com fotos e vídeos. Por outro lado são unânimes (professores e alunos) em afirmar que os professores utilizam outro recurso didático além do livro, tais como: vídeos, documentários, música, internet, jogos educativos, textos, artigos, dinâmicas, slides, maquetes, microscópio acoplado a TV, práticas de laboratório, data show, entre outros; bem como há consonância no uso da Sala de Tecnologias Educacionais (STE), onde as atividades são variadas, predominando o uso da internet: pesquisa em sites, blogs, dicionários, imagens, mapas, jogos e editor de texto.
Poucos alunos (10%) levam seu computador portátil (note ou net book ou tablet) para a escola, enquanto que 92% dos professores o leva para: pesquisar de conteúdo em sala de aula, levar imagens ou vídeos para apresentar aos alunos, apoiar as atividades pedagógicas com os alunos, pesquisar conteúdo na internet durante as aulas.
Ao utilizar o computador, sendo ele um compilador de muitos recursos digitais, sabem manusear e/ou utilizar alguns recursos. A tabela 01 mostra o percentual de utilização.
Tabela 01 – Utilização e/ou manuseio de alguns recursos computacionais (em porcentagem e arredondado)
Recursos
Muito bem
Mais ou menos
Sofro
Arrisco
Peço para outro fazer
Não utilizo
Não conheço
Prof.
Alun.
Prof.
Alun.
Prof.
Alun.
Prof.
Alun.
Prof.
Alun.
Prof.
Alun.
Prof.
Alun.
Linux educacional
23
16
38
45
23
9
8
6
0
1
8
11
0
12
Windows
92
71
8
20
0
1
0
1
0
0
0
3
0
3
Editor de slide
62
51
15
29
15
4
0
2
0
2
12
4
0
9
Editor de imagens
62
47
8
37
0
4
0
4
8
1
23
4
0
4
Editor de texto
77
66
8
22
0
2
0
2
0
1
15
4
0
3
Editor de planilha
38
29
31
36
0
8
0
4
8
1
23
11
0
11
Pesquisa na internet
85
85
8
10
0
2
0
1
0
1
8
0
0
1
Livros eletrônicos
54
35
8
30
8
3
0
4
0
1
31
17
0
9
Jogos de entre-tenimentos
46
59
23
21
0
2
0
2
0
1
31
14
0
2
Jogos educ., pedag.
77
40
8
27
0
4
0
1
0
1
15
22
0
4
Jornais eletrônicos
46
29
15
30
0
4
0
4
0
2
38
22
0
10
Blogs
62
40
15
28
8
5
0
2
0
2
15
15
0
4
Google +
77
60
8
20
0
3
0
3
0
0
15
5
0
4
E-mail
77
10
8
18
0
1
0
1
0
1
15
5
0
4
Face book
69
85
8
9
0
1
0
0
0
1
23
2
0
2
You tube
77
79
15
12
0
1
0
0
0
2
8
3
0
3
Prezi
31
12
8
16
8
4
0
2
8
12
46
14
0
50

Quando questionados quanto à participação e/ou publicação no Blog da escola, houve empate nos professores, metade participou ou publicou e a outra não. Nos alunos 93 não participou nem publicou. Ainda verificamos que o blog esta desativado e as publicações são poucas.
Ao usar o computador o professor e/ou o aluno realizam atividades, para avaliar a habilidade apontou-se algumas delas que se apresenta na tabela 2.
A tabela 2 – Apresenta um comparativo entre professores e alunos quanto a habilidade de realizar as atividades apontadas (em porcentagem e arredondado)
Habilidades de realizar as atividades:
Nunca realizou essa atividade
Não costuma realizar esta atividade
Tem muita dificuldade
Tem pouca dificuldade
Não tem dificuldade
Prof.
Alun.
Prof.
Alun.
Prof.
Alun.
Prof.
Alun.
Prof.
Alun.
Preparar apresentações ou slides usando um editor de apresentações
15
12
0
13
15
5
15
31
54
40
Usar programas multimídia, de som e imagem
15
12
0
9
0
3
31
10
54
66
Utilizar um editor de texto
15
9
0
10
8
4
9
16
69
61
Utilizar um editor de slide
15
11
8
10
8
5
15
19
54
55
Utilizar um editor de planilha eletrônica
23
20
8
17
23
10
0
26
46
28

Além destas atividades, aos professores foi questionado:
(i) arquivar um documento em uma pasta à 15% dos professores nunca realizou, 23% tem pouca dificuldade e 62% não tem dificuldades;
(ii) salvar um arquivo à 15% dos professores nunca realizou e 85% não tem dificuldades;
(iii) organizar pastas e arquivos à 15% dos professores nunca realizou, 8% tem muita dificuldade, 23% tem pouca dificuldade e 62% não tem dificuldades.
Fazendo um comparativo entre o que possui em casa e o que mais utiliza, verifica-se que o computador é o equipamento que a grande maioria dos questionados utiliza com mais frequência. Veja na tabela 3.
Tabela 3 – Comparativo entre o que tem e o que utiliza de equipamento (em porcentagem e arredondado)
Equipamentos
Tem em casa
Utiliza com mais frequência
Professor
Aluno
Professor
Aluno
Computador portátil (Note ou net book)
92
52
85
45
Computador de mesa
46
61
23
44
Videogame
38
29
8
16
Tablet
77
28
46
14
Celular
85
92
77
76
Smartphone
23
40
15
34
Câmara / maquina digital
69
63
46
20
Filmadora
8
26
0
6
Outro
0
5
0
2

Os participantes (professores e alunos) foram questionados quanto às atividades que realizam na internet e assinalaram o que mais se próxima de sua realidade. A tabela 4 aponta a comparação entre professores e alunos
Tabela 4 – Atividades que realizam na internet (em porcentagem e arredondado)
Atividades realizadas na internet
Muita dificuldade
Pouca dificuldade
Nenhuma dificuldade
Não costuma realizar esta atividade
Nunca realizou essa atividade
Prof.
Alun.
Prof.
Alun.
Prof.
Alun.
Prof.
Alun.
Prof.
Alun.
Participar de fóruns de discussão
15
7
38
9
15
11
15
32
15
42
Enviar e-mails
15
6
8
13
69
58
0
14
8
10
Participar de cursos à distância
15
5
15
12
46
20
15
29
8
35
Fazer compras pela Internet
15
6
0
12
57
38
23
20
8
23
Enviar mensagens instantâneas
15
5
0
11
62
64
8
8
15
12
Participar de sites de relacionamento
15
6
8
9
31
31
23
19
23
35
Baixar e instalar softwares/programas de computador
15
12
15
20
31
43
15
8
23
16
Criar ou atualizar blogs e páginas na Internet
15
10
8
15
38
25
15
22
23
29
Postar filmes ou vídeos na Internet
15
8
15
14
31
34
23
20
15
24
Configurar as opções de privacidade e segurança das redes sociais
15
7
15
14
46
53
15
12
8
14
Para realizar ligações telefônicas
15
7
0
11
38
47
23
17
23
18
Fazer busca de informação utilizando um buscador
15
7
0
12
62
60
6
9
15
11
Baixar filme e/ou vídeo
15
8
23
15
38
58
8
10
15
9
Baixar música
15
7
23
12
38
68
8
6
15
7

Quando questionados quanto suas habilidades relacionadas ao uso do computador ou da internet, responderam, em torno de 62% de professores e 53% de alunos, que acreditam estar “na medida certa, é suficiente” e 31% de professores e 15 % de alunos é insuficiente.
Aos professores questionou-se: “Que tipo de recurso obtido na internet para preparação de aulas ou atividades com os alunos você utiliza” e verificou-se que todos utilizam algum recurso e o percentual de utilização para os recursos citados foi:
·         100% de textos variados;
·         77% de questões de provas ou avaliações;
·         85% de vídeos, filmes ou animações;
·         54% de vídeo-aulas;
·         31% de listas com indicações de leitura
·         46% de jogos
·         38% de programas educacionais de computador
·         38% de softwares específicos para o conteúdo abordado
·         23% de apresentações prontas
·         15% de programas do Linux educacional
A tabela 5 identifica a frequência que os professores, alunos e gestores utilizam as tecnologias digitais apontadas no questionamento.
Tabela 5 – Utilização das tecnologias digitais (em porcentagem e arredondado)
Tecnologia digital
Diariamente
Semanalmente
Quinzenalmente
Raramente
Nunca
Prof.
Alun.
Prof.
Alun.
Prof.
Alun.
Prof.
Alun.
Prof.
Alun.
Le livros, revistas, jornais em formato digital
62
24
31
18
0
8
8
34
0
17
Acessa programas de bate-papo na internet
38
58
15
14
0
3
31
14
15
11
Atualiza seu Blog pessoal
23
17
15
8
8
4
31
17
23
54
Acessa Blog de terceiros
23
18
8
10
23
6
46
23
0
43
Acessa Blog da escola
31
8
8
4
0
5
8
26
15
58
Acessa redes sociais (Twitter, FACEBOOK, Linkedin ou outras)
69
75
8
10
0
2
8
7
15
6
Joga jogos eletrônicos (no computador, vídeo game, celular ou tablet)
15
46
0
14
15
5
23
22
46
13

Questionados os professores sobre as condições de uso das TDIC na escola, solicitou-se que assinalasse a afirmação que mais aproxima de sua realidade. Os percentuais de resposta estão apontados na tabela 6.
Tabela 6 – Condições do uso das TDIC na escola (em porcentagem e arredondado)
Uso das TDIC
Concorda totalmente
Concorda em parte
Não concorda nem discorda
Discorda em parte
Discorda totalmente
A direção/coordenação pedagógica da escola incentiva os professores a usar a Internet nas atividades pedagógicas e administrativas
77
23
0
0
0
O projeto politico pedagógico da escola estabelece o uso de computador e/ou Internet
69
15
15
0
0
A escola oferece aos alunos possibilidade de acesso à Internet
85
15
0
0
0
Na escola é feita manutenção regular dos computadores
69
23
8
0
0
Na escola falta treinamento para os alunos sobre como se usa computador e Internet
38
46
8
0
8
Na escola falta treinamento para os profissionais sobre como se usa computador e Internet
38
54
0
0
8

Questionamentos quanto ao uso da internet em atividades pedagógicas para professores e alunos são, mais ou menos, equivalentes, veja o quadro 1.
Quadro 1 – uso da internet em atividades pedagógicas
Professores
Alunos
63% Buscam conteúdo a ser trabalhado em sala de aula
85% Buscam conteúdo trabalhado em sala de aula
85% Pesquisam ou baixam conteúdos audiovisuais (som, imagens, fotos, filmes, vídeos, músicas) voltados para a prática pedagógica.
53% Pesquisam ou baixam conteúdos audiovisuais (som, imagens, fotos, filmes, vídeos, músicas) voltados para o conteúdo trabalhado.
54%Pesquisam ou baixam livros e/ou trabalhos disponíveis na Internet
29% Pesquisam ou baixam livros e/ou trabalhos disponíveis na Internet
54% Participam de curso a distância
13% Participam de cursos a distância

Além dos itens apontados no quadro 1, para os Professores foi perguntado se: buscam exemplos de planos de aula (85%), usam portais de professores (77%), baixam programas educativos da TV para mostrar em sala de aula (62%) e da TV Escola (23%), participam de grupos de discussão de professores (31%) e enviam vídeos para trabalhos em sala de aula (54%).
Os Professores apontam situações de dificuldade no uso das mídias em sala de aula: os alunos da escola sabem mais sobre computador e Internet do que o professor (44%); com a Internet, os alunos acabam ficando sobrecarregados de informações (58%); você não tem tempo suficiente para preparar aulas com o computador e a Internet (8%); com a Internet, os alunos acabam perdendo contato com a realidade (31%); acredita mais nos métodos tradicionais de ensino (15%); não confia nas informações contidas na Internet (8%); não sabe de que forma ou para quais atividades pode usar computador ou Internet na escola (0%); a escola não oferece condições adequadas para uso das mídias na sala de aula (46%); as tecnologias disponíveis na escola não são suficientes (46%).
Aos alunos foi questionado se participavam de curso em outras escolas, 27% responderam que sim, dentre eles destaca-se: aula de violão, de informática, do SENAI, de Inglês, de pré-vestibular. Destaca-se que 43% dos alunos da EEB Mater Dolorum trabalham e dentre estes estão os alunos que estudam no período noturno (20%), salienta-se que é pré-requisito para o estudo noturno trabalhar.
Quando solicitados a comentar sobre o uso das tecnologias na Escola, observam-se comentários e deste aponta-se alguns (estão como foram apresentados no questionário – original):
Para os professores:
Ø  “Aqui o acesso é bom, mas por problemas técnicos as mídias são limitadas, os alunos estão bem inseridos nas mídias, como o professor.”
Ø  “Acredito que nossa escola necessita de investimento na área tecnológica, são insuficientes e ultrapassadas.”
Ø  “Sempre que solicito e faço uso dos mesmos sou prontamente atendida, aprecio muito, torna minhas aulas mais atrativas e participativas, tudo é mais acessível, a minha maior dificuldade é justamente o tempo para me preparar e lidar com as mesmas, sinto dificuldades, sei o básico.”
Ø  “Precisa melhorar em relação a internet e micro.”
Ø  “é muito utilizada, importante e faz parte do cotidiano dos alunos”
Ø  “Apresenta as mesmas dificuldades das demais escolas: acesso a internet precário, falta equipamentos, PO tendencioso para facilitar alguns professores e disciplinas, alunos se frustram pois apresentam TDICs pessoais melhores que as da escola.”
Ø  “Sempre que podemos estamos usando, mas não tem computador suficiente e multimídias para alunos e professores”
Ø  “A escola de Educação Básica Mater Dolorum, incentiva o uso das tecnologias educacionais e conta com um ambiente propício e profissionais sempre prontos para auxiliar.”
Ø  “Com a crescente disseminação do uso da internet, muitos professores sentem-se acuados pelas tecnologias pelo fato dos alunos terem domínio, mas ai vem a questão do planejamento e da organização das aulas, quando o professor elabora suas avaliações de acordo com o conteúdo trabalhado em sala, o uso das tecnologias só vem a contribuir para o processo de ensino.”
Para os alunos:
ü  “Precisa de algumas mudanças, o computador que estou utilizando para responder a pesquisa não funciona corretamente, estou tendo dificuldade.”
ü  “A Escola precisa de melhorias nesse sentido, pois deixa muito a desejar poderia ter mais disponibilidades mais equipamento para a pesquisa na internet.”
ü  “Bom... auxilia muio nas atividades extra classe para quem não tem acesso a isso em casa”
ü  “Bom,quando utilizo sempre estão ótimas ,quando mando e-mails sempre são atendidos e não tenho reclamações “
ü  “a escola precisa de investimentos na area da tecnologia ,para que os alunos possm ampliar seus conhecimentos.”
ü  “É bom quando os alunos conseguem utilizar, pois nem sempre está disponives”
ü  “Acho que deveriam permitir mais o uso da tecnologia que temos a nossa disposição em sala de aula, pois muitas vezes não temos horários disponíveis para pesquisa no Laboratório de Informática e acabamos adiando o conteúdo, sendo que muitas vezes podemos ter ele a disposição, nos celulares, afinal a tecnologia esta ai para ser usada.”
ü  “nao sei porque disso,professor deve saber d cór para nos ensinar”
ü  “O uso é bom, mas não tem computadores nem espaço suficiente para todos os alunos.”
ü  “Professores em sua maioria procuram variar as aulas utilizando recursos tecnológicos“
ü  “È bom mas asa vezes deveriam deixar usar mais o celular na escola”
ü  “Os professores usam as tecnologias mas não com muita frequência, as vezes eles preferem trabalhos apresentados em sala e manuscritos.”
ü  “Eu acho que deveriam liberar na escola o uso do celular para a finalidade de pesquisar algumas duvidas que temos sobre certos conteúdos.”
ü  “Deveriamos utilizar mais a tecnologia.”
ü  “é pouco uso tecnologia na escola mais em casa”
ü  “Uso frequentemente a sala de informática, para fins de pesquisa. Porém gostaria que o Wifi fosse liberado.”
ü  “importante, pois o número de alunos é grande e alguns livros são velhos ou não trazem a informação que o professor solicitou”
ü  “O uso de tecnologia da escola é quase bom tirando algumas vezes q o computador pifa ou quando a internet tá muito lenta”
ü  “Não utilizo”
ü  “Prefiro não opinar.”
ü  “É uma âncora para as disciplinas”
ü  “o uso da tecnologia na escola é rasurável.”
ü  “Poucos recursos para muitos alunos.”
ü  “As vezes não conseguimos horário na sala de informática.”
ü  “As tecnologias são bem utilizadas pelos professores na escola para atividades pedagógicas.”
ü  “o acesso muitas vezes não é possível por que á poucas vagas”
ü  “são utilizadas para pesquisa, mas normalmente os professores não tem muitos horários a disposição para a utilização do equipamento Datashow”
ü  “Ah, é razoavel . Mas ainda falta muita coisa que o GOVERNO não disponibiliza para as escolas públicas.”
ü  “Aqui na EEB Mater Dolorum o uso das tecnologias é bem disputado pois não temos muitos recursos, mas sempre que podemos utilizamos, os professores envolvem os assusntos estudados com a tecnologia que aqui possuimos.”
ü  “mais ou menos, não tem computadores para todo mundo , o sistema operacional LINUX não é o que estamos acostumados fora da escola por isso dificulta as realizações de trabalhos.”
ü  “Usado raramente pois dificilmente é possível acesso a sala de tecnologia.”
ü  “A tecnologia aqui da escola é boa , porem o laboratório de informática é bastante usado e nem sempre esta disponível.Os materiais para slide ou outras aulas diferenciadas sempre estão ocupados o que nos faz ter sempre as aulas em sala.”
ü  “São boas, mas como temos muitos alunos em nossa escola, e temos que reservar horários com muita antecedência. Mas quando usamos, é bom o uso das tecnologias da escola.uma sala de informática somente, fica complicado, tem “
ü  “Os programas do computador da escola é um pouco complicado de usar, muitas das vezes a sala de tecnologia nao possui horários para atender alunos e professores.”
ü  “Deveria melhorar o sistema operacional dos computadores , talvez um windows.”
ü  “são poucas as vezes em que viemos no laboratório de informática”
ü  “muito ruim por que deveria jogar jogos depois que nós fizermos as atividades”
ü  “eu acho legal por que de vez enquando aprendemos a entrar em novos site”
ü  “usamos raramente os computadores da escola (gostaria de poder usa-los mais)”
ü  “Eu acho que temos pouco o uso de tecnologias no Mater.”
ü  “Poderia ser melhor”
ü  “ta bom, apesar de não liberarem o celular nas salas de aula, isso ajudaria muito nas pesquisas e não precarizamos descer aqui na informática quando necessário.”
ü  “na escola E.E.B Mater Dolorum a tecnologia e boa os professores procuram o melhor jeito de facilitar a vida do aluno.”
ü  “Todas as aula são dinâmicas e diversificadas , com bom conhecimento dos conteúdos.Os projetos são bem atualizados”
ü  “sabemos que as tecnologias do Mater Dolorum é muito bom pois temos acessos as redes socias fecebook e pesquisas de trabalhos e muito mais”
ü  “é bom mas poderia ser muito mais melhorado pois algumas máquinas não funcionam como deveriam”
ü  “a internet é lerda d+”
ü  “Eu gosto muito da tecnologia que tem ..Mais poderia ser mais avaçada. E poderiam deixar os alunos a ter mais acesso..”
ü  “É bom saber usar dai é otimo os alunos não sabem utilizar para o estudo .”
ü  “Eu uso raramente, somente pra pesquisa, e quando os professores trazem a gente para realizar pesquisas durante as aulas e trabalhos.”
ü  “Só uso quando os professores levam nós para fazer pesquisas”
ü  “temos pouco acesso a tecnologia na escola”
ü  “Utilizamos mais quando vamos ao laboratório, pois o Wi-FI não conecta”
ü  “Ela é boa mais poderia ser melhorada, usando mais aparelhos eletrônicos e expandindo as areas da educação em tecnologias.”
ü  “Bom, eu gosto por que tem coisas que alguns livros não tem e com a sala de informática você pode encontrar muito mais do que queria”
ü  “O uso das tecnologia é muito bom, usamos a tecnologia em algumas aulas e distrai um pouco.”
ü  “É muito bom ter computador na escola.”
ü  “Bom,nos não usamos sempre, mas quando usamos é para fazer trabalhos,pesquisar,fazer slides..”
ü  “demora um pouco pŕa carregar devido a grande quantidade de alunos “
ü  “Nós temos acesso as tecnologias da escola, mas a internet é muito lenta, deve ser por razão de ter muitos computadores sendo acessados.”
ü  “É bem aproveitado dentro do possível, porém, não é sempre que todos os computadores funcionam, e eles não são suficientes para todos os alunos e as salas com o datashow são muito solicitadas e nem sempre conseguimos usar.”
ü  “é mais ou menos,as vezes ta bom as vezes nao...varia do tanto de pessoas que estao utilizando as tecnologia..”
ü  “A internet não é muito boa, às vezes meia lenta, nem todos os professores nos trazem para a sala de informática pois não existe máquinas suficientes a todos, e há computadores que não funcionam.”
ü  “É bom para os alunos ajuda muito nas aulas.”
ü  “temos acesso a internet sempre que precisamos isso nos ajuda muito no meu caso porque não tenho internet em casa”
ü  “o uso das tecnologias esta precária por falta de espaço para todos os alunos.”
ü  “o uso da internet da escola esta precária por falta de espaso”
ü  “Tinha que ter wifi livre.”
ü  “Alguns recursos são escassos, entretanto, a sala de tecnologia normalmente atenda a necessidade. Porém existe apenas 1 datashow o que dificulta muito o uso dele pois tem uma "agenda" muito cheia.”
ü  “Muito bom,porém as vezes cai a rede,na informatica,os celulares sao bastantes usados.”
ü  “Na sala de informática são produtiva as pesquisas, os celulares são muito usados para comunicação, fora de hora principalmente.”
ü  “Aceitável e regular ao ponto do acesso aos alunos.”
ü  “o uso de tecnologia na escola é bom, tem computadores com internet para os alunos pesquisarem sobre os conteúdos e obterem mais conhecimento.”
ü  “O Mater disponibiliza vários PCs para os alunos fazerem pesquisas.”
ü  “Poderíamos utilizar mais frequentemente as ferramentas oferecidas, facilitando assim, a aprendizagem.”
ü  “As tecnologias na EEB Mater Dolorum são usadas para buscar conhecimento além do que se é exposto em sala de aula.”
ü  “A sala de informatica e as mídias, são usadas quando necessário”
ü  “As tecnologias na EEB Mater Dolorum são usadas para buscar conteúdos além dos vistos em sala de aula.”
ü  “São usadas para buscar conhecimento como forma de complementar o conteúdo apresentado nas salas de aula”
ü  “Quando usamos as tecnologias da escola as aulas tornam-se mais proveitosas.”
ü  “São utilizadas de forma à complementar as aulas dos professores, realizar trabalhos propostos pelos mesmos”
ü  “esta muito fraco,pois existem professores que ainda não sabem que podem imprimir uma prova,e não utilizam isso em favor do ensino”
ü  “Podia ser bem mais utilizada.”
ü  “Nós poucos viemos a sala de tecnologia, deveríamos vir mais.”
ü  “Utilizamos a sala de informática e o data show sempre que necessário, dependendo da metodologia de cada professor.”
ü  “Usamos para demonstração de conteúdo.”
ü  “útil, de grande ajuda para os alunos e para os professores.”
ü  “De fácil acesso, porém tem muitas turmas e pouco microcomputador”
ü  “só viemos até o laboratório de informática para pesquisar , coisa q podemos fazer facilmente se o uso de celulares na sala de aula fosse permitido!”
ü  “o uso e muito eficiente porque muitos alunos nao possui esses benificios em casa e a escola pode ajuda muito”

Total de visualizações de página